Chapbook

Frontispício do chapbook O extraordinário destino trágico de Calas de Voltaire, mostrando um homem sendo torturado em uma roda, do final do século XVIII.

O chapbook é um tipo de literatura popular impressa no início da Europa moderna, de que é exemplo em Portugal ou no Brasil a literatura de cordel. Chapbook é um termo genérico em inglês para uma primeira forma da chamada literatura popular, composta de papel impresso barato, que foi comercializada e disseminada do século XVI até a segunda metade do século XIX. Sua definição é bastante imprecisa e difícil.[1] Produzido de forma barata, os chapbooks eram geralmente pequenos, com capas em papel, e impressos em uma única folha de papel dobrada em livros de 8, 12, 16 e 24 páginas. Eles foram, muitas vezes, ornados com xilogravuras pouco trabalhadas, que, às vezes, não tinham qualquer relação com o texto. 

A tradição de escrita de chapbooks surgiu no século XVI, assim que os livros impressos tornaram-se acessíveis, difundindo-se durante os séculos XVII e XVIII. Muitos tipos diferentes de literatura efêmera e popular ou folclórica foram publicados em chapbooks, como almanaques, literatura infantil, contos, baladas, cantigas de roda, panfletos, poesia, e folhetos políticos e religiosos.

O termo chapbook para este tipo de literatura foi cunhado no século XIX. O correspondente francês e alemão do termos são bibliothèque bleue e Volksbuch, respectivamente. Na Espanha, eles eram conhecidos como pliegos de cordel.[2][3][4]

O termo chapbook também é usado atualmente para referir-se a publicações geralmente curtas e baratas.[5]

  1. Ver a introdução de John Simons, Guy of Warwick and other Chapbook Romances, University of Exeter Press, Exeter, Angleterre, 1998, ISBN 0-85989-445-2, para os problemas de definição encontrados.
  2. From chapmen, chap, a variety of peddler, which folks circulated such literature as part of their stock.
  3. Spufford, Margaret (1984). The Great Reclothing of Rural England. [S.l.: s.n.] ISBN 0-907628-47-8 
  4. «'Here Chapman Billies Take Their Stand': A Pilot Study of Scottish Chapmen, Packmen and Pedlars» 
  5. «Chapbooks: Definition and Origins». Massachusetts Institute of Technology. Consultado em 19 de abril de 2015 

From Wikipedia, the free encyclopedia · View on Wikipedia

Developed by Tubidy